quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aham, Alice, senta lá!


Nestes últimos meses só se ouvia falar de Alice no País das Maravilhas. Foi indiscutivelmente um dos filmes mais aguardados do ano, contando com a direção do ilustríssimo Tim Burton e com um elenco de primeira (apesar de pequeno), que incluía figurões como Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway. Isso sem mencionar os pôsteres excentricos, cheios de cores vibrantes e personagens caricatos.

Mesmo estando um pouco cansado de toda esta propagandagem, fui com a minha namorada ao cinema neste último sábado (1º de maio) assistir o filme em 3D. (Ah, que vontade de ter tomado algumas cervejas com esse dinheiro!)
Desde o primeiro minuto, assisti o filme com um olhar analítico, esperando ver algo digno do marketing investido no filme. Meu primeiro pensamento foi "Ué, onde estão os efeitos 3D que eu paguei pra assistir?", pois o filme aproveita muito precariamente a ferramenta, que parecia ser sua grande atração. Nem mesmo durante a queda da Alice na toca do coelho os efeitos se destacaram.
Fora este detalhe, que eu não teria percebido caso tivesse optado pelo ingresso normal, o roteiro também deixou a desejar. Apesar disso, a história do filme tem também alguns aspectos interessantes, como sua forma de retratar a transição da adolescência para a fase adulta. De repente, Alice é obrigada a enfrentar decisões difíceis, que seus pais não poderão tomar por ela, e isto acaba forçando seu amadurecimento. A princípio, como a maioria daqueles que passam por essa fase, ela se recusa a aceitar a realidade, mas logo ela percebe que seus atos terão consequências e resolve agir como adulta.
Quanto ao excelente elenco, a atuação do Johnny Depp foi boa, mas me lembrou muito o Cpt. Jack Sparrow, esperava algo mais original. Já a Anne Hathaway me pareceu muito artificial, com aqueles gestos exageradamente delicados e aquela maquiagem contrastante demais pro meu gosto. E o papel da pobre da Helena Bonham Carter se resumiu a irritantes repetições da frase "Off with his/her/their head(s)!!!". Um desperdício de talento.

Na minha opinião o filme é genérico, o roteiro é genérico, as atuações são genéricas. Pra que tanto estardalhaço por uma coisa assim? Fui ao cinema esperando um filme incomum, que trouxesse uma experiência totalmente nova, mas só vi o que sempre vejo. Nada de extraordinário. É triste, mas parece que o bom e velho Tim Burton também se rendeu aos encantos comerciais de Hollywood.


(Já sei! Talvez a criatividade dos roteiristas de Hollywood ainda esteja em greve!)

Minha dica é: se você quer ir ao cinema, assista Iron Man 2!
Quer outra opinião? Então clique aqui [blog Insanidades ao acaso].

Imagens aleatoriamente coletadas no Google Images.
.
.
.
.

5 comentários:

Luh disse...

Discordo plenamente, mas você já sabe disso.

Muito fácil falar que alguma coisa é genérica sem conhecer a razão disso.

Tha disse...

Qual a razão para ser genérico então? Se há uma razão, é pq foi proposital. Mas pq raios os responsáveis pelo filme iriam querer algo genérico? Na minha opinião, deveriam prezar pela originalidade, isso sim :B

Enfim, de fato o Mad Hatter possiu trejeitos do Jack Sparrow (como comentei tbm no meu texto), mas não podemos negar que é engraçado e o Johnny Depp nunca erra quando usa desse artifício. Acho que ele foi o personagem principal do filme, ao lado daquela Alice apagadinha ;p

E interessante, não tinha pensado na Helena Bonham dessa forma, foi mesmo um desperdício. Mesmo assim, ela conseguiu fazer muito bem o papel dela.

Discordo sobre Tim Burton se render aos encantos de Hollywood, até pq o filme não tem características hollywoodianas ;p
Além disso, o erro não foi dele, coitado '-' (defendo até a morte :B)

ADORO essa foto do Burton com o Depp xD

Estúdio11 disse...

Fiquei decepcionada com o filme tb.
Acho que vou fazer uma crítica no blog também!!! putz... aquela dancinha do Depp no final do filme... me lembrou o Michael Jackson!! vc acha o mesmo?

Ítallo Campos disse...

[Luh] Sei que você discorda, mas você tb sabe que eu não vou mudar de opinião. Pra mim, se havia um motivo pra ser "genérico", deveria ter sido explicado. Se é que algo justifica isso.
Além do mais, não concordo que um filme seja feito apenas pra quem leu o livro, ele precisa ser auto suficiente, se não é um trabalho incompleto!

[Tha] Eu adoro o Jack Sparrow, então gostei bastante do Mad Hatter também! Só fiquei um pouco decepcionado pq eu esperava que o Depp fosse criar um personagem no estilo dele, carismático, porém diferente dos outros.
A Helena realmente trabalhou muito bem! Ela conseguiu me fazer odiar mais ainda o personagem (odeio gente que grita!), só achei que o filme poderia ter aproveitado melhor o talento dela.
Não que o filme tenha caracteristicas hollywoodianas, o negócio é que houve um investimento absurdo em propaganda por um produto mediano. E isso é bem hollywoodiano. Pra mim foi um mero filme comercial. Não que eu esteja acusando diretamente O Tim Burton, eu só to falando do filme.

[Estúdio 11] Eu até gostei daquela dancinha no final. Realmente me lembrou MUITO o Michael Jackson, mas talvez a intenção tenha sido justamente essa, meio que como uma homenagem ou algo assim. Só achei sem justificativa a dancinha que a Alice fez depois...aquilo sim foi estranho O_o

Unknown disse...

Desanimei de ver o filme dps disso....=///